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Tome Cuidados para Previnir Fraudes e Evite Prejuízos em seus Negócios

 Falsidade ideológica para fugir de dívidas é uma das fraudes mais realizadas. Os comerciantes devem ficar atentos o tempo todo para conseguir prever fraudes, combatê-las e assim evitar prejuízos em suas vendas ou negócios. Infelizmente, uma das práticas mais comuns que prejudicam não só os comerciantes, mas a economia de uma forma geral, são as práticas fraudulentas realizadas por supostos consumidores que nada mais são do que fraudadores, ou seja, criminosos.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre as práticas fraudulentas mais aplicadas no comércio varejista, além de saber estratégias de como combater estas práticas, preservar suas vendas e estoques e impedir atividades ilícitas. Saiba como prevenir fraudes:

A FALSIDADE IDEOLÓGICA E PORQUE ELA ACONTECE

Uma das práticas mais comuns para se realizar fraudes no comércio é a falsidade ideológica. Fraudadores se passam por consumidores sérios para conseguir realizar vendas a prazo. Normalmente, o fraudador já é uma pessoa inadimplente, sem crédito, e que só conseguiria realizar compras que não sejam a vista utilizando o nome, os dados e documentos de uma pessoa que não tenha o nome no Serasa e que possua crédito e liquidez.

Algumas empresas possuem crediário próprio para atender melhor a seus clientes e lhes oferecer condições especiais de pagamento. Seja por clonagem, roubo ou furto de documentos, talões de cheques e outros, criminosos tentam se passar por esses bons pagadores e assim fazer compras em seu nome. Quando esse tipo de fraude consegue ser executada, o prejuízo para o lojista é certo (exceto nos casos em que o consumidor fraudado pagar pela mercadoria, o que é raro).

COMO EU SEI QUE FUI VÍTIMA DE UMA FRAUDE?

Se o vendedor não conseguir desbancar ou evitar a fraude no momento da venda, haverá sinais posteriores que vão mostrar que, na verdade, o que aconteceu foi uma fraude que provavelmente dará prejuízo. O primeiro passo é o cliente titular da compra ligar e dizer que não fez aquela compra, ou ainda se os pagamentos começarem a atrasar, a loja tentar contato com o cliente pelos contatos que o fraudador passou, e não conseguir obter qualquer tipo de contato. Se os cheques voltam ou se o titular afirma nunca ter ido à loja, a fraude pode ter sido executada.

EVITAR É MAIS FÁCIL DO QUE SE IMAGINA

Para evitar uma fraude, combater uma atividade, proteger seu patrimônio e ainda ajudar a proteger a economia, não é tão difícil, pelo menos no que se trata à fraude de falsidade ideológica. Se você irá vender e não conhece o cliente que ficará em débito com a loja, peça documentos de identificação. Como eles podem ser facilmente falsificados, pelos fraudadores peça dois documentos e compare os dados dos documentos com cadastros de clientes e registros do Serasa sobre clientes líquidos ou inadimplentes. O Serasa possui ainda uma ferramenta de advertência: em caso de suspeita ou desconfiança sobre a credibilidade de clientes, notifique, pois o serviço fará a fiscalização dele.

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